Brusque, além de olhar sempre pra frente, é uma cidade que valoriza muito aquilo que veio lá de trás. A cultura e as tradições trazidas pelos imigrantes alemães, italianos e poloneses passam longe de ser passado e são realidade no dia-a-dia do povo daqui. A língua, a dança, o canto, a música, a comida... tudo... desde pequenas ações cotidianas até o resgate pleno das heranças culturais. Os italianos, inclusive, mantém mestrados e outros cursos (com custeio total para que as raízes continuem fortes na cidade). Na hora de dormir, poloneses ainda rezam as orações ensinadas pelos seus pais e avós. Alemães continuam apreciando frühstücken abarrorados de cucas e outras gostosuras da culinária que veio em 1860. E a cerveja? E o chopp? Nem necessita maiores comentários!
Pois bem... encerrando a série do Jornal do Almoço em homenagem aos 150 anos de Brusque, olhemos o presente e como é bonito este resgate e essa preservação de tudo o que veio dos nossos antepassados e faz da gente ser o que somos.
.
.
.
A série JA termina aqui. Muito obrigado por todo o carinho e audiência! Trabalhar com a gente de Brusque é sempre gratificação extra, porque aqui temos de volta todo o carinho e atenção em forma de centenas de acessos diários e comentários no blog da produção, em ligações telefônicas elogiosas, em disque-me-disque nas ruas e em rodinhas de amigos (muitos comentários bacanas chegam até nós!!!) e em outras redes sociais - rastreamos tweets, comentários no Orkut e convites em comunidades, blogger, facebook, em sites de notícias por aí afora e buscas no Google! Obrigado de coração pelo carinho - e por todo este retorno!
Fechamento com chave de ouro! Parabéns!
ResponderExcluirLinda a produção dessas matérias!
ResponderExcluirA repórter tem uma voz que lembra muito a Ilse Scamparini... e o estilo das matérias também... estou amando essa série... que pena que acabou!
ResponderExcluirBrusque é que agradece o carinho!
ResponderExcluirOnde encontro as outras matérias do Jornal do Almoço de Blumenau? Pôxa... em era digital a gente quase não acha o que acontece na RBS TV Blumenau.
ResponderExcluirTinham que fazer mais dessas séries especiais! Que coisa linda!
ResponderExcluirParabéns, papais brusquenses!
ResponderExcluirFaltou mostar os poloneses na TV... sou uma dessas que aprendi com a minha avó a reza que ensinei para a minha filha... em polonês, conforme citado no texto.
ResponderExcluirMuito jóia poder ver tudo de novo e mostrar para quem não viu através da internet!
ResponderExcluirQueria poder rever outras matérias do JA... onde posso buscar?!
ResponderExcluirPS.: Como foi difícil achar este blog no google... aparecem N outras opções antes dessa aqui... uma pena... dava pra ter mais acessos se conseguissem colocar mais no início da página...
Deus abençoe quem inventou a internet! Huahuauhauhuauhauhuaa
ResponderExcluirParabéns por toda série. Agora que está encerrada, podemos falar, sem sombra de dúvida, da qualidade do material produzido. Parabéns pelas belas imagens, pela edição diferenciada e pelo direcionamento da repórter. Parabéns mesmo! Brusque é que agradece!
ResponderExcluirQue lindíssimo trabalho dessas pessoas que guardam e divulgam a herança dos nossos antepassados!
ResponderExcluirA Bianca está linda hoje! Abraço pra toda equipe!
ResponderExcluirLegal o blog e a possibilidade de ver tudo de novo e mostrar para quem ainda não viu!
ResponderExcluirSer folclorista é um estilo de vida... a preservação das tradições torna-se cnsequência!
ResponderExcluirJornal do Almoço cada vez melhor!
ResponderExcluirCamile tem feito bonito no JA! Que material rico!
ResponderExcluirComo a gente pode conseguir um mestrado desses que mencionaram na matéria? Parabpens pela produção!
ResponderExcluirMúsica é paixão. Assim como cerveja! Kkk è uma realidade dizer que a tradição em nossa cidade é presente!
ResponderExcluirA prefeitura de Brusque está de parabéns por todas as ações dos 150 anos. E a RBS está de parabéns pela iniciativa de colocar as belezas de Brusque na TV!
ResponderExcluirFalei esses dias... hoje fui obrigada a vir aqui de novo: deviam promover mais desas séries para poder aprofundar mais nos assuntos... mas tem que ser com a mesma direção dessa aqui... porque foi uma série foi realmente especial!
ResponderExcluirpela última vez... parabéns, Brusque!
ResponderExcluirparabéns a todos os envolvidos
ResponderExcluirÉ Brusque que agradece o carinho e a atenção!
ResponderExcluirNão é por nada não... mas como nossa cidade é rica! E parabéns, parabéns, parabéns pela série belíssima apresentada durante a semana! O Jornal do Almoço está cada vez mais interessante e mais próximo do seu p~ublico!
ResponderExcluirA cultura é o que de mais valorozo que temos... deveria haver mais incentivos.
ResponderExcluirdireção exemplar...
ResponderExcluirconseguiram fazer o dia-a-dia ter um brilho absoluto
parabéns para toda a equipe